Vìra Müllerová Dvořáčkoá Piano

 

Licenciou-se em 1978 no Conservatório de Praga como estudante do Prof. I. Skalakova.
Vìra estudou na Academia de Música e Arte Dramática de Praga sob a tutela do Prof. J.Panenka (1979-84), foi muito apreciada pelos críticos de música, promoveu a sonata (op.111) de Beethoven, estudos transcendentais F.Liszt e a sonata número 2 de Sostakovic na sua graduação.
Contribuiu ainda para a sua educação musical uma breve ligação ao Prof J.S.Tkac da Academia de Música de Kiev.

Esta escola recomendou Mullerova para participar num concurso internacional de piano em Tóquio (1981), onde ela foi a única concorrente checa a atingir a lista de selecção final dos concorrentes.
Estudou música de câmara em Praga com o Prof. Panenka e em Kiev com o Prof. N.S.Grisko. No decorrer dos seus estudos, participou com êxito em muitos concursos nacionais e internacionais.


Desde os dezasseis anos de idade que Vìra tem tido uma vasta actividade de concertos, incluindo actuações como solista por toda a Checoslováquia bem como concertos no estrangeiro: na Rússia, em França, na Eslovénia, Alemanha, Inglaterra, Japão e EUA.

Podem mencionar-se, por exemplo, o concerto para OSN em Slovenska Lublan, concerto para a fundação Lady Countess Nostic no vestíbulo espanhol do castelo de Praga (concerto com orquestra W. A. Mozart d moll – acompanhada pela orquestra de câmara de Praga sob a direcção do maestro Peter Vronsky), digressão de concertos na Califórnia (2001).
Actua com orquestras e maestros de nomeada, checos e estrangeiros.
Para além da actuação a solo, Vìra Mullerova actua com instrumentalistas e cantores estrangeiros e checos (E. Urbanova, Z. Kloubova, R. Janal, I. Kusner, Nitzan. Laster, I.  Alonso Viribay)
As suas outras actividades musicais envolvem a sua presença repetida em painéis de júri de concursos internacionais organizados pelo Trust anglo-checo em Londres e aulas de mestrado no Curso Internacional de Verão de Frensham Heights (Grã-Bretanha).
Em cooperação com a rádio checa, produziu aproximadamente cinquenta gravações, trabalhos de êxito em cooperação com a televisão checa e trabalhos de edição musical (Panton, Matthew, Avik) e com a rádio eslovena (Lublana, Maribor).
Desde 1980, é Professora de Piano no Conservatório de Pilzn e desde 2001 tem uma cooperação externa com o Colégio Zapadoceska de Pilzn.