Pierre Feyler Contrabaixo

 

AgrandirPierre Feyler estudou na Académie de lOrchestre e na Banff Center School of Fine Arts no Canadá e decidiu depois orientar a sua carreira sobretudo para a Música de Câmara. Durante os seus estudos, foi influenciado por alguns dos melhores executantes de contrabaixo. Foi membro fundador de La Bruyere Ensemble e criou o Trio Sonata Concert em 1987, para o qual encomendou trabalhos a diversos compositores. Como membro deste ensemble fez digressões pela Europa, pelo Japão, na Moldávia e no Canadá e fez diversas gravações com a etiqueta VDEGallo.

Fez também gravações de música contemporânea tanto como solista como na qualidade de membro de pequenos grupos.

É regularmente convidado a tocar em diversas orquestras nacionais e ensina também na École Nationale de Musique dEvry (França).

Em 1999, Pierre fundou o Festival de Concertos de Inverno em Meriel, perto de Paris, e tem sido desde então o seu Director Artístico, juntamente com Françoise Perrin.

Em 2001, após um encontro com o encenador René Alboid, compôs e executou uma peça solo para contrabaixo para Cendres de Cailloux (Cinzas de Pedras), uma peça escrita por Daniel Denis que teve mais de cinquenta representações em França. Escreveu mais uma peça para violino e contrabaixo para a peça Noce, de J.L.Lagarce, em 2004.

Em 2005, apareceu em Phedre et Medee com Fanny Ardent e Sonia Wieder-Atherton. No ano seguinte,  Pierre escreveu cinco esboços para contrabaixo e orquestra e continuou a trabalhar com R. Alboid numa produção de Mathilde Sincy de D.Chryssoulis com música para violino, contrabaixo e piano. Ao mesmo tempo, continuou a tocar em orquestras e grupos de música de câmara bem como no estúdio de gravação.

Em Janeiro de 2008, Pierre Freyel compôs quatro melodias para alguns dos poemas de Emilie Rivenq que foram interpretadas no mês seguinte por Nicolas Rivenq (barítono) e Bruno Gousset (piano).  Serão escritos esboços para contrabaixo e piano a serem executados nas igrejas de Saint-Roche e Trinité em Paris nos dias 25 e 30 de Novembro de 2008.