Katia Nemirovitch - Danchenko

Description: Description: http://www.musiqueengraves.com/plugins/UMHM/images/profs-artistes/Katia-Nemirovitch.jpg

Katia Nemirovich-Danchenko vem de uma dinastia de artistas russos. Ela nasceu em Moscou e recebeu de sua avó suas primeiras aulas de piano, antes de continuar seus estudos no Conservatório Tchaikovsky, com Tatiana Nikolaeva e com Dimitri Bashkirov.

 

Ela fez se debute no Great Hall desta respeitável instituição em um concerto organizado para o aniversário 159 do Tchaikovsky.

No mesmo ano, Katia foi morar em Paris e na Alemanha, onde ela foi, entre outras, assistente artística de Christiane Stutzmann em suas aulas de musica e ópera no Conservatório de Nancy, e assistente artística no Folkwang Hochschuke für Musik na cidade de Essen.

 

Alguns parceiros frequentes na Europa, Russia e Oriente Médio são os violinistas Jane Peters, Rasma Lielmane Valery Oistrach, Sasha Rozhdestvensky e Ingolf Turban, o violoncelista coreano Young Chan Cho e muitos cantores como Alexei Vassiliev, com quem ela está preparando um disco de músicas de Tchaikovsky.

 

Com Ingolf Turban, Katia gravou dois CDs, duas sonatas de Mozart e a Fantasia de Schubert (editada por Mozart Gesellschaft Stuttgart) e duas sonatas e outras peças de Respighi (Claves).

 

Ela acaba de gravar duas sinfonias e duas aberturas de Mendelssohn no piano transcritos para quatro mãos, violino e violoncelo pelo próprio compositor (a primeira sinfonia) e contemporâneos. Este disco é publicado particularmente pela International Mendelssohn-Stiftung. Atualmente, ela é uma pianista acompanhante no Paris Conservatoire (CRR de Paris).