Gerard Mc Chrystal saxofone masterclass

 

Gerard Mc Chrystal vem de Derry, na Irlanda do Norte. Começou a tocar saxofone em 1983 e em 1989 tinha feito a sua estreia em concerto com a Filarmónica de Londres. As orquestras com que tem actuado incluem a Orquestra da San Francisco Opera House, a Stuttgart Stattsorchestre, a National Symphony Orchestra da Irlanda, a BBC Scottish Symphony Orchestra, a BBC National Orchestra do País de Gales e a BBC Concert Orchestra.

 Em 2003, Gerard tornou-se o primeiro saxofonista do Reino Unido e da Irlanda a tocar como solista no Congresso Mundial de Saxofone de Minneapolis, nos E.U.A.

Mais tarde, nesse mesmo ano, actuou nos famosos concertos da BBC “Proms no Parque”.

Gerard tem actuado como solista na San Francisco Opera House, no National Concert Hall, em Dublin, no Wigmore Hall e no Royal Albert Hall, em Londres, no Queen’s Hall, em Edimburgo, e em St. David’s Hall, em Cardiff. Actuou na África do Sul, na Indonésia, nos E.U.A., na Coreia, no Azerbaijão, na Alemanha, na Bélgica, em Itália e desde Limerick até Wick no Reino Unido e na Irlanda.

Gerard fez a estreia mundial de concertos de Sir Malcolm Arnold, John Metcalf, Ian Wilson e Dave Heath. Colaborou com artistas, compositores e ensembles por todo o mundo. Entres estes, incluem-se o Soweto String Quartet, da África do Sul, a Orquestra Estatal do Azerbaijão, de Baku, a KBS Symphony Orchestra, da Coreia, o Karol Symanowski String Quartet da

Polónia, o tenor saxofonista escocês Tommy Smith, o grupo de percussão Ensemble Bash, o grupo vocal irlandês Anuna e o guitarrista australiano Craig Ogden. O seu projecto mais recente é um programa de Nova Música Celta com o Smith Quartet. A Camden Music, de Londres, publica a série de saxofone de Gerard, que inclui obras de Ian Wilson, Dave Heath, Gary Carpenter e Tommy Smith.

Gerard é Professor de Saxofone no Trinity College of Music, em Londres, e ensina também no Royal Welsh College of Music & Drama, em Cardiff.

Em 2006 são lançados dois novos CDs. O primeiro, intitulado Pluck, Blow com o guitarrista Craig Ogden na Meridian Records, de Londres, contém música funky crossover nova da Irlanda, Reino Unido, Alemanha e Austrália. O segundo, com o Smith Quartet, é publicado com a etiqueta RTE lyricfm. Em Julho, Gerard irá executar um concerto especialmente escrito por John Metcalf no Congresso Mundial de Saxofone em Liubliana, na Eslovénia.

voltar