Anna Verkholantseva

Pela primeira vez no Verão Musical de Frensham Heights

Nascida em Moscovo em 1973, Anna Verkholantseva entrou muito cedo para a Escola Central de Música, onde iniciou os seus estudos de harpa. Entrou depois para o Conservatório de Moscovo, onde estudou com a legendária Vera Dulova.

Anna Verkholantseva tem sido constantemente vencedora em concursos internacionais, a começar pelo prestigioso Primeiro Concurso Internacional de Harpa de Moscovo em 1997, quando, como vencedora do primeiro prémio, lhe foi oferecida uma harpa de concerto doada por Salvi e Lyon & Healy.

Anna Verkholantseva tornou-se já uma solista internacional de distinção.
Promovida pela Fundação Victor Salvi, fez a sua estreia internacional em recital no Wigmore Hall, em Londres, em 1998. Durante a mesma época, apareceu como solista de concerto no Grande Hall do Conservatório de Moscovo, onde foi acompanhada pela Orquestra Filarmónica Russa, conduzida por Sergei Stadler.

No ano 2000, deu um importante concerto em Talinn com a Orquestra Sinfónica da Rádio Estónia e em 2001, em Vilnius, foi solista de concerto com a Orquestra de Câmara da Lituânia conduzida por Saulus Sondetskis. Foi também solista com a Orquestra Sinfónica da Rádio de Viena. Foi desde então nomeada harpista principal.

Anna Verkholantseva toca em duos e trios com Yuri Bashmet. Teve o prazer de aceitar um convite para tocar com os “Solistas de Moscovo” deste último no Festival “Noites de Dezembro” de 2001, que teve lugar no Museu de Belas Artes em Moscovo.

Durante a época de 2000-2001, formou um duo que obteve muito êxito com o violinista Alexander Trotskiansky e, com o apoio da Fundação Victor Salvi, deram concertos em Londres (Covent Garden), Itália (Veneza) e EUA (São Francisco, Chicago, Seattle e Nova Iorque, onde tocaram no Weil Recital Room de Carnegie Hall). Os críticos têm sido unânimes no elogio da maravilhosa técnica e da impressionante capacidade artística de Anna Verkholantseva.

Teve a honra de ser convidada para tocar nos concertos de abertura de dois Congressos Mundiais de Harpa sucessivos, em Praga em 1999 e em Genebra em 2002.

Executou as estreias mundiais da Suite para Violino e Harpa de Thomas Rajna e da Sonata para Harpa e Violino, o Concerto para Duas Harpas e a Sonata para Violeta e Harpa de Valeri Kitka – trabalhos encomendados por Victor Salvi.

Antes de aceitar a sua posição actual na Áustria com a Orquestra Sinfónica da Rádio de Viena, Anna Verkholantseva foi harpista principal da Orquestra Estatal de Cinematografia de Moscovo, da Russian Philharmonic Symphony Orchestra (maestro Alexander Vedernikov) e da orquestra de Stadttheater em Bielefeld, na Alemanha.

Em 2005, Anna Verkholantseva dará aulas de mestrado no Trinity College of Music, em Londres.

Voltar