Alexander Markov

Oficina de violino clássico e de rock 

Bristol   26 - 31 Julho de 2010

 

Alexander Markov nasceu em Moscou e estudou violino com seu pai, o violinista de concertos Albert Markov. Quando tinha oito anos de idade, já se apresentava como solista com orquestras e tocava concertos em dupla com seu pai. Markov emigrou para os EUA com seus pais e recebeu sua cidadania dos Estados Unidos em 1982. Sendo um violinista célebre internacionalmente, Alexander Markov tem sido aclamado como um dos músicos mais cativantes ao vivo.  Yehudi Menuhin escreveu: “Ele é sem dúvida um dos mais brilhantes e musicais dos violinistas... Certamente, Alexander Markov deixará sua marca nos apaixonados pela música do mundo e nos anais do virtuosismo do violino de nossos dias".

Ganhador da Medalha de Ouro na Competição Internacional do Violino Paganini, o sr. Markov apareceu como solista em uma das mais célebres orquestras do mundo, como a Orquestra da Filadélfia, a Sinfônica da BBC e a de Montreal, a Orquestra de Filadélfia, a Sinfônica da BBC, a Orquestra do Festival Quase Todo Mozart, a Orquestra do Festival de Budapest e a Sinfônica de Detroit. Ele trabalhou com os maiores condutores em atuação, incluindo Neeme Jarvi, Christoph Eschenbach e Ivan Fischer.

Markov também colaborou em concertos com ilustres, tais como Martha Argerich.

O sr. Markov estabeleceu uma reputação sem par no repertório de virtuosos do século XIX. O lançamento de seu CD e do vídeo dos 24 Caprices de Paganini para solo de violino (conduzido pelo legendário diretor cinematográfico Bruno Monsaingeon) causou furor, e, como resultado, ele gravou cinco outros CDs para os Clássicos Erato/Warner. Markov ainda é um dos muitos poucos violinistas no mundo em executar um conjunto completo de 24 Caprices de Paganini num recital solo, e estrela no filme sobre grandes violinistas aclamado internacionalmente, "A Arte do Violino", também dirigida por Bruno Monsaingeon.

Em 2006, a Warner lançou o ansionsamente aguardado DVD dos 24 Caprices de Paganini, que imediatamente se tornou um dos DVDs clássicos mais bem vendidos nas listagens da Amazon. Muitos dos Caprices foram publicados no Youtube por fanáticos do mundo inteiro, e alguns dos clips tem centenas de milhares de visitas.

Alexander Markov's musical journey leva ele muito mais além de sua atividade como solista de violino clássico.  Ele compôs o "Rock Concerto," uma composição original, em colaboração com James V. Remington, que também desenvolveu um novo violino elétrico de seis cordas para ele. O novo instrumento patenteado, o único de seu tipo no mundo, tem um som único e a maior escala dinâmica, que vai desde suave e doce até o monstruoso e poderoso. (Markov o toca usando um ampl. Marshall.)

"Rock Concerto" é um épico “crossover” que apresenta a execução de Markov no novo violino elétrico e sua banda de rock acompanhada por uma orquestra sinfônica e um coro. Os músicos de sua banda são alguns dos artistas mais célebres no mundo do rock, e os ingressos para os concertos “Rock Concerto” são vendidos com semanas de antecedência. A visão de Markov é por um fim à brecha entre as audiências de música clássica e de rock e atrair pessoas jovens que nunca assistiriam uma sinfonia.

Premiado com o prestigioso Avery Fisher Career Grant em 1987, o sr. Markov apresentou seu recital inaugural em New York no Carnegie Hall.

 

 

Markov sobre a prática do violino

Alexander Markov Técnicas em Vibrato

Alexander Markov Com Dicas para Executar Bach

Alexander Markov Sobre a Importância do Instrumento Correto

v